sexta-feira, 15 de junho de 2012

Lei 8.112/90 - DICA 20.

A ação disciplinar, quanto às infrações puníveis com suspensão, conforme expressa disposição contida na Lei n. 8.112/90, prescreve em 2 anos.

--------------

O Plano de Seguridade Social do Servidor, previsto na Lei n. 8.112/90, assegura certos benefícios não devidos a ele, mas sim a seus dependentes, como é o caso dos auxílios reclusão e funeral.

--------------

O ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com o serviço público federal, que cometa a infração disciplinar de atuar como procurador, indevidamente, junto a repartições públicas, estará sujeito à pena de destituição, com incompatibilidade, para exercer cargo público, por até 5 anos.

--------------

O retorno do servidor estável ao seu cargo anteriormente ocupado, por não ter sido aprovado, no estágio probatório, em outro cargo para o qual foi nomeado, cuja posse acarretou o seu afastamento daquele, ocorre mediante recondução.

--------------

No campo da responsabilidade civil, penal e administrativa, as sanções aplicadas ao servidor público, pelo exercício irregular de suas funções, segundo a Lei nº 8.112/90, são independentes entre si.